Fifa 14 recria todas as emoções das partidas reais, desde as jogadas de efeito até o clima dos estádios mais famosos do mundo. Na hora de bater pênaltis a história não é diferente, fazendo os boleiros virtuais tremerem na base. Cansou de perder cobranças em partidas importantes? Confira algumas dicas e truques para não errar as penalidades.

Treine muito
Na arena de treinamento de Fifa 14, é possível treinar pênaltis sem qualquer restrição. Para isso, basta conduzir o jogador até a área e pressionar a seta para baixo no controle. Também é possível selecionar a opção de treinamento de faltas e colocar a bola dentro da área.
Não deixe de visitar o campo para repetir diversas cobranças e pegar o jeito. Experimente bater em diversos cantos, com forças diferentes e usando jogadores variados. Caso encontre dificuldade na mira, pressione o gatilho esquerdo ("L2" no PS3 e PS4, ou "LT" no Xbox 360 e Xbox One) para visualizar a mira.

Olho na barra de precisão
Na parte inferior da tela, será exibida a barra de precisão do chute (veja foto). Para uma penalidade perfeita, é preciso pressionar o botão de chute quando o indicador estiver na parte verde da barra. Caso você erre, o jogador irá isolar a bola.
Tenha calma e espere até o indicador se aproximar para chutar. No caso de partidas online, o lag pode arruinar a cobrança. Uma boa ideia é testar se existe atraso pressionando algumas vezes o botão seletor de batedor ("R2" no PS3 e PS4, ou "RT" no Xbox 360 e Xbox One). Caso a caixa demore a aparecer, você pode chutar alguns centésimos de segundo antes do indicador se aproximar da barra verde.

Escolha bem o batedor
O resultado de uma penalidade pode depender muito da capacidade do batedor. Na hora da cobrança basta segurar o gatilho direito ("R2" no PS3 e PS4, ou "RT" no Xbox 360 e Xbox One) para ter acesso à lista de jogadores. Nem sempre o jogador escolhido pelo jogo é a melhor opção.
Note que nos atributos são exibidas informações como a precisão em penalidades, força e o pé favorito do atleta. Quanto mais precisão, maior a barra verde que determina a cobrança perfeita.
Entre os melhores batedores estão Aguero, Balotelli, Van Persie, Ibrahimovic e o italiano Totti, que conta com atributos máximos em penaltis.

Capriche na força
Na hora da cobrança, quanto mais tempo você manter o botão de chute pressionado, mais forte será o chute. Não economize na potência, mas tenha cuidado para não exagerar (nunca chegue à parte vermelha da barra, ou a bola não acertará o gol).
Cobranças colocadas são estilosas, mas nada é mais eficiente do que um petardo no ângulo do goleiro. Para isso, repare no atributo de força do chute do jogador, segurando o gatilho direito ("R2" no PS3 e PS4, ou "RT" no Xbox 360 e Xbox One).

Nunca chute no meio
Apesar de ser uma opção aceitável para batedores menos qualificados, o chute no meio é facilmente defendido, já que o adversário sequer precisa tocar no controle para que o goleiro pare a penalidade.
Só chute mesmo no meio caso uma partida vá para as penalidades, onde repetidas cobranças no canto podem ser um tanto previsíveis. Nesse caso, chute e segure o analógico esquerdo para baixo. Isso resultará em um chute rasteiro, mais complicado de defender.

Não abuse de paradinhas e cavadinhas
Assim como no futebol real, paradinhas e cavadinhas são humilhantes, mas tremendamente arriscadas. Só experimente esse tipo de cobrança em momentos importantes depois de treinar muito. Isso evitará que você desperdice ótimas opções de ampliar o marcador e ainda te salvará de um vexame.
Para fazer uma paradinha, bata o pênalti normalmente, mas enquanto o jogador corre para a bola, pressione o botão de chute novamente. Note que será muito mais difícil direcionar o chute.
A cavadinha é mais simples, mas não menos perigosa. Para jogar a bola por cima do goleiro, segure o botão de ombro esquerdo ("L1" no PS3 e PS4, ou "LB" no Xbox 360 e Xbox One) e chute normalmente. Também será possível direcionar o chute, mesmo que com menos precisão do que de costume.

Bata no “ponto cego”
Fifa 14 reserva uma boa surpresa para os jogadores mais atentos. Existe um ponto cego, onde os goleiros raramente conseguem chegar. O arqueiro só conseguirá parar a cobrança caso um de seus membros toque na bola, o que é realmente raro.
Para acertar, bata com força, mova o analógico esquerdo um pouco para um dos lados e depois para cima. A bola deverá acertar um ponto localizado entre o ângulo e o meio do gol, o mais alto possível e sem tocar o travessão.
Para tentar essa cobrança dê preferência a batedores de qualidade, já que será necessário uma boa dose de precisão para escolher o ponto certo a tempo. Vale a pena visitar a arena e experimentar a cobrança contra o goleiro controlado pelo computador.

Nenhum comentário:
Postar um comentário